Fonte: insuspeito.blogspot.com
'Woonerf' é o termo holandês para designar o espaço público (re)criado para ser integralmente partilhado por pedestres, ciclistas e viaturas motorizadas. Especialmente em áreas residenciais.
No essencial, são ruas cujo estatuto de 'living street' dispensa a sinalização de trânsito (vertical e horizontal) e onde não há a tradicional e redutora distinção entre passeio e faixa de rodagem.
De uma forma mais simples: tudo é pedonal. Uma parte da rua é que pode também ser utilizada para a circulação automóvel, condicionada a residentes ou não.
Dentro deste conceito os condutores de veículos motorizados são "naturalmente convidados" a circular a velocidades abaixo dos 15 Km/h mediante a introdução planeada de certas medidas de "acalmia de tráfego" ('chicanes', p. ex.) conjugadas com áreas de estacionamento, pavimentos diferenciados (semi-permeáveis), mobiliário urbano, arborização, pequenas zonas verdes, e outro tipo de elementos de apoio à utilização segura e regular do espaço público, sobretudo dos residentes na zona.
Nas 'woonerf' a prioridade é inequivocamente dada ao pedestre. E ao tratamento do espaço público.
O resultado é a criação de zonas mais seguras, menos ruidosas e menos poluídas.
De zonas habitacionais mais "amigas-do-residente", portanto.
Um conceito que bem podia começar a ser introduzido por cá. No centro histórico, nalguns bairros da cidade ou até mesmo nalgumas povoações do concelho.
Com as necessárias adaptações culturais e sociais, bem entendido.
No essencial, são ruas cujo estatuto de 'living street' dispensa a sinalização de trânsito (vertical e horizontal) e onde não há a tradicional e redutora distinção entre passeio e faixa de rodagem.
De uma forma mais simples: tudo é pedonal. Uma parte da rua é que pode também ser utilizada para a circulação automóvel, condicionada a residentes ou não.
Dentro deste conceito os condutores de veículos motorizados são "naturalmente convidados" a circular a velocidades abaixo dos 15 Km/h mediante a introdução planeada de certas medidas de "acalmia de tráfego" ('chicanes', p. ex.) conjugadas com áreas de estacionamento, pavimentos diferenciados (semi-permeáveis), mobiliário urbano, arborização, pequenas zonas verdes, e outro tipo de elementos de apoio à utilização segura e regular do espaço público, sobretudo dos residentes na zona.
Nas 'woonerf' a prioridade é inequivocamente dada ao pedestre. E ao tratamento do espaço público.
O resultado é a criação de zonas mais seguras, menos ruidosas e menos poluídas.
De zonas habitacionais mais "amigas-do-residente", portanto.
Um conceito que bem podia começar a ser introduzido por cá. No centro histórico, nalguns bairros da cidade ou até mesmo nalgumas povoações do concelho.
Com as necessárias adaptações culturais e sociais, bem entendido.
Placa identificativa de uma zona 'woonerf'
(sinalização standart obrigatória em todas as entradas)
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