Sejam Bem Vindos

Um blog sobre arquitetura, urbanismo, design, moda, fotografia, artes e comportamento.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Beijinho doce remix???

As novelas brasileiras, principalmente da Globo, tem o poder de incutir no pensamento da massa populacional muitas coisas, como estilo de roupa, bijouterias, comportamento, etc. Cada novela que é lançada na televisão, é uma nova moda que vemos nas ruas.
Outro ítem que faz muito sucesso e que é difundido pela novela são as músicas, a famosa trilha sonora. Músicas estrangeiras (e até mesmo as nacionais) que não são conhecidas no Brasil, são ouvidas e aclamadas pela divulgação global. Vale ressaltar que em algumas novelas, recentemente, estão sendo inseridas músicas antigas, fazendo com que os mais novos conheçam a diversidade da música brasileira de diversos períodos.
Na novela A Favorita, que é atualmente uma das tramas mais vistas, foi relançada a música "Beijinho Doce" (Nhô Pai e José Almeida Filho) para ser tema da dupla Faísca e Espoleta, das protagonistas Patriícia Pillar e Cláudia Raia. Esta música obteve uma repercussão muito grande, pois, inserida na trama da novela, está sendo utilizada como âncora para as cenas de suspense dos ultimos capítulos.
Passeando pela internet, pude constatar a volta da fama desta música pelos sites e principalmente no You tube. Mas uma coisa me intrigou: um remix de Beijinho Doce. Toda vez que uma música com ritmo diferenciado da batida tecno é ouvida, fazem sempre uma versão remix dela. Porque?
À noite, assisti ao Fantático e vi uma matéria sobre como o cérebro processa as músicas e o nosso gosto por elas. E uma coisa me deixou impressionada: quanto mais ouvimos um tipo de música, mais gostamos dele. Por isso é interessante que conheçamos vários estilos musicais. Para que o nosso cérebro possa ter uma gama completa de ritmos para conseguir definir qual padrão musical é preferível.
Pois bem, se todas as músicas que escutamos atualmente (digo isso de uma maneira geral) possui o ritmo tecno e aquelas que não são tornam-se (remix), como que nosso cerebro vai adquirir experiência de padrões musicais para distinguir oque gosta ou não??

Nenhum comentário: