MERCEDES-BENS: A moderna Mercedes-Benz data de 1926 com a fusão de duas empresas, Daimler-Motored-Gesellschaft ou DMG, fundada por Gottlieb Daimler (juntamente com Wilhelm Maybach), e Benz & Cia, fundada por Karl Benz.
Após a I Guerra Mundial, a economia alemã estava em farrapos e, para sobreviver, as duas empresas formaram uma parceria em 1924. Continuaram vendendo, cada um a sua marca, mas padronizaram o design, compartilhamento de compras e publicidade. Em 1926, porém, as duas empresas formaram a Daimler-Benz.
O nome “Mercedes” surgiu em 1900. Um empresário europeu rico e entusiasta de corridas chamado Emil Jellinek começou a vender automóveis da marca Daimler. Ele queria um carro mais rápido e assim especificou um novo motor a ser desenhado por Maybach e a ele colocou o apelido de sua filha mais velha de apenas 10 anos, Mercédès ou em espanhol “graça” ou “Mercies“.
Mais tarde ele acabaria acrescentando Mercedes em seu nome, passando a se chamar Emil Jellinek-Mercedes.
A origem da estrela veio de Gottlieb Daimler ao escrever em um cartão postal. Nele colocou uma estrela em cima da foto de sua casa escrevendo:
“Esta estrela um dia irá brilhar sobre a minha própria fábrica, simbolizando prosperidade”.
As três pontas da estrela da Daimler simbolizam: em terra, na água e no ar.
Após a fusão, um novo logotipo foi desenhado. A combinação das duas empresas: as três estrelas da Daimler-Motored-Gesellschaft ou DMG e a coroa de flores de Benz.
Existe uma controvérsia sobre a origem do nome “Mercedes“. De acordo com Baby Names Mundial, Mercedes é uma menina o nome de origem espanhola que significa “misericórdia”. Foi retirado da Virgem Maria com título “Maria de las Mercedes” (Maria do Mercies; “Nossa Senhora das Graças“):
MIYSUBISHI: No Japão feudal de 1854, um homem chamado Yataro Iwasaki, filho de um agricultor cujo avô vendeu da família o status de Samurai para liquidar algumas dívidas, começou sua carreira com pé errado: ele foi chamado pra ficar em casa e sair da escola aos 19 anos, quando seu pai foi ferido em uma disputa com o líder da aldeia.
Iwasaki perguntou a um magistrado local para ouvir o seu caso, recusando. Ele foi acusado de corrupção. Iwasaki ficou preso durante sete meses.
Avançando para 1868: Iwasaki estava trabalhando para o clã Tosa quando na Era Meiji foi abolido do sistema japonês o clã feudal. Ele adquiriu a Tsukumo Shokai, do clã Tosa, empresa de navegação comercial, rebatizando posteriormente de Mitsubishi em 1873.
Na quarta geração Iwasaki, um homem chamado Kayota Iwasaki, transformou a Mitsubishi em um gigantesco grupo corporativo, incluindo um automóvel fabricado por uma empresa do grupo, a Mitsubishi Motors.
O nome Mitsubishi é uma combinação das palavras “mitsu” (três) e “hishi” (água castanha, utilizado no Japão para significar um rhombus, freqüentemente chamado de diamante, ou a forma de um diamante mesmo). A tradução oficial do nome era “três diamantes”.
FIAT: O então nome Fabbrica Italiana Automobili Torino (Fábrica Italiana de Automóveis de Turim), foi fundada em 1899 por um grupo de investidores, incluindo Giovanni Agnelli, que mais tarde se tornou o seu diretor. Agnelli tinha ações da empresa no valor de US$ 400 (cerca de US$ 10.000 em valores no ano de 2007). Na gestão de Agnelli a Fiat valorizou bilhões de dólares.
AUDI: O engenheiro alemão Augusto Horch, chegou a trabalhar para Karl Benz, mas fundou sua própria empresa automobilística a A. Horch & Cia, em 1899. Uma década mais tarde, ele foi forçado a sair de sua própria empresa e criar uma nova em outra cidade, mas usando a marca Horch. Seus antigos sócios forçaram Augusto Horch procurar um novo nome para sua empresa.
Quando Horch estava conversando com seu parceiro comercial Franz Fikentscher em seu apartamento, o filho de Franz sugeriu o nome Audi:
Durante este encontro o filho de Franz estava estudando Latim em um canto da sala. Por várias vezes ele pareceu que iria falar algo, mas estava cauteloso em falar, até que finalmente ele disse: Pai não seria uma boa idéia chamá-la de Audi ao invés de Horch? “. “Horch!” em alemão significa “Hark!” Ou “escutar”, que é “Audi“,
E assim a Audiwerke GmbH nasceu em 1910. Em
No blog da Neotorama também conta a história de outras marcas, como a da Volkswagen, Ford, Mazda, Peugeot, Renault, entre outros. Espero que tenham gostado.
Um comentário:
MANEIRO
Postar um comentário