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quarta-feira, 14 de maio de 2008

A Evolução dos Logos das Principais Montadoras de Carros do Mundo.

Encontrei um blog chamado estratégia empresarial que, baseado em outro chamado Neotorama, publicou um artigo contando a evolução dos logos das principais montadoras de carros do mundo. Além da evolução dos logos é possível saber um pouco os motivos que levaram na criação dos logos iniciais. Como relatado no blog estratégia empresarial, “é interessante também olhar as marcas automotivas que tiveram os logos copiados descaradamente. A maioria são de empresas chinesas”.


MERCEDES-BENS: A moderna Mercedes-Benz data de 1926 com a fusão de duas empresas, Daimler-Motored-Gesellschaft ou DMG, fundada por Gottlieb Daimler (juntamente com Wilhelm Maybach), e Benz & Cia, fundada por Karl Benz.

Após a I Guerra Mundial, a economia alemã estava em farrapos e, para sobreviver, as duas empresas formaram uma parceria em 1924. Continuaram vendendo, cada um a sua marca, mas padronizaram o design, compartilhamento de compras e publicidade. Em 1926, porém, as duas empresas formaram a Daimler-Benz.

O nome “Mercedes” surgiu em 1900. Um empresário europeu rico e entusiasta de corridas chamado Emil Jellinek começou a vender automóveis da marca Daimler. Ele queria um carro mais rápido e assim especificou um novo motor a ser desenhado por Maybach e a ele colocou o apelido de sua filha mais velha de apenas 10 anos, Mercédès ou em espanhol “graça” ou “Mercies“.

Mais tarde ele acabaria acrescentando Mercedes em seu nome, passando a se chamar Emil Jellinek-Mercedes.

A origem da estrela veio de Gottlieb Daimler ao escrever em um cartão postal. Nele colocou uma estrela em cima da foto de sua casa escrevendo:

“Esta estrela um dia irá brilhar sobre a minha própria fábrica, simbolizando prosperidade”.

As três pontas da estrela da Daimler simbolizam: em terra, na água e no ar.

Após a fusão, um novo logotipo foi desenhado. A combinação das duas empresas: as três estrelas da Daimler-Motored-Gesellschaft ou DMG e a coroa de flores de Benz.

Existe uma controvérsia sobre a origem do nome “Mercedes“. De acordo com Baby Names Mundial, Mercedes é uma menina o nome de origem espanhola que significa “misericórdia”. Foi retirado da Virgem Maria com título “Maria de las Mercedes” (Maria do Mercies; “Nossa Senhora das Graças“):




MIYSUBISHI: No Japão feudal de 1854, um homem chamado Yataro Iwasaki, filho de um agricultor cujo avô vendeu da família o status de Samurai para liquidar algumas dívidas, começou sua carreira com pé errado: ele foi chamado pra ficar em casa e sair da escola aos 19 anos, quando seu pai foi ferido em uma disputa com o líder da aldeia.

Iwasaki perguntou a um magistrado local para ouvir o seu caso, recusando. Ele foi acusado de corrupção. Iwasaki ficou preso durante sete meses.

Avançando para 1868: Iwasaki estava trabalhando para o clã Tosa quando na Era Meiji foi abolido do sistema japonês o clã feudal. Ele adquiriu a Tsukumo Shokai, do clã Tosa, empresa de navegação comercial, rebatizando posteriormente de Mitsubishi em 1873.

Na quarta geração Iwasaki, um homem chamado Kayota Iwasaki, transformou a Mitsubishi em um gigantesco grupo corporativo, incluindo um automóvel fabricado por uma empresa do grupo, a Mitsubishi Motors.

O nome Mitsubishi é uma combinação das palavras “mitsu” (três) e “hishi” (água castanha, utilizado no Japão para significar um rhombus, freqüentemente chamado de diamante, ou a forma de um diamante mesmo). A tradução oficial do nome era “três diamantes”.



FIAT: O então nome Fabbrica Italiana Automobili Torino (Fábrica Italiana de Automóveis de Turim), foi fundada em 1899 por um grupo de investidores, incluindo Giovanni Agnelli, que mais tarde se tornou o seu diretor. Agnelli tinha ações da empresa no valor de US$ 400 (cerca de US$ 10.000 em valores no ano de 2007). Na gestão de Agnelli a Fiat valorizou bilhões de dólares.



AUDI: O engenheiro alemão Augusto Horch, chegou a trabalhar para Karl Benz, mas fundou sua própria empresa automobilística a A. Horch & Cia, em 1899. Uma década mais tarde, ele foi forçado a sair de sua própria empresa e criar uma nova em outra cidade, mas usando a marca Horch. Seus antigos sócios forçaram Augusto Horch procurar um novo nome para sua empresa.

Quando Horch estava conversando com seu parceiro comercial Franz Fikentscher em seu apartamento, o filho de Franz sugeriu o nome Audi:

Durante este encontro o filho de Franz estava estudando Latim em um canto da sala. Por várias vezes ele pareceu que iria falar algo, mas estava cauteloso em falar, até que finalmente ele disse: Pai não seria uma boa idéia chamá-la de Audi ao invés de Horch? “. “Horch!” em alemão significa “Hark!” Ou “escutar”, que é “Audi“, em Latim. A idéia foi aceita com entusiasmo por todos os presentes à reunião.

E assim a Audiwerke GmbH nasceu em 1910. Em 1932 a Audi, Horch, DKW e Wanderer fundiram para formar a Auto Union. O logotipo da Auto Union, quatro anéis interligados que mais tarde iria se tornar o moderno logo da Audi, foi utilizado apenas em corridas automóveis. As quatro fábricas continuaram a produção de automóveis, cada um, com sua própria marca e logotipos. Somente em 1985 a Auto Union tornou-se a Audi que conhecemos hoje em dia.



No blog da Neotorama também conta a história de outras marcas, como a da Volkswagen, Ford, Mazda, Peugeot, Renault, entre outros. Espero que tenham gostado.


Um comentário:

Anônimo disse...

MANEIRO