Sejam Bem Vindos

Um blog sobre arquitetura, urbanismo, design, moda, fotografia, artes e comportamento.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Telhado Verde

Estamos vendo atualmente uma grande divulgação dos problemas causados no meio ambiente, como o aquecimento global. Assim, o telhado verde surge como uma forma de auxiliar no controle da temperatura e no aumento das áreas verdes.

O telhado ecológico diminui o volume de água que corre para os esgotos (combatendo as enchentes), auxilia na limpeza do ar, combate o fenômeno das ilhas de calor e permite os isolamentos térmico e acústico. Devido ao grande poder de isolamento térmico no inverno e arrefecimento por evapotranspiração das plantas no verão, diminuem-se os gastos com energia para aquecimento e resfriamento da casa. A troca de telhados resulta em economia de dinheiro.


Segundo o Jornal Folha de São Paulo, a técnica do telhado é simples: ao invés de usar cerâmica ou cimento para revestir a casa, usam-se plantas. Par isso, o telhado comum é coberto por uma geomembrana (espécie de lona impermeável) para receber uma cobertura de cimento misturado a plantas – que geralmente são xerófitas pelo fato de necessitarem de pouca água. A geomembrana evita que a água da chuva e a umidade passem para dentro da casa. Segundo o paisagista Benedito Abbud, de São Paulo, “esse tratamento paisagístico repõe o verde perdido com as construções”.

No Brasil a empresa gaúcha Ecotelhado especializou-se neste processo. Para João Linck Feijó, proprietário da empresa, “a venda de telhado verde está em expansão porque é um aliado da necessidade urbana atual”. Em Porto Alegre é possível encontrar essa solução ambiental até em pontos de ônibus e em Vera Cruz muitas residências exibem esses telhados.


Nos Estados Unidos, embora o governo americano tenha preterido o protocolo de Kyoto, o país registra um grande número de telhados ecológicos. Por lá, existem conferências para debater os avanços das técnicas de implantação e medidas que devem ser tomadas para incentivar a população a colocarem plantas no telhado. Exemplos desse modelo são a cobertura da prefeitura de Chicago e a Fábrica da Ford em Michigan, que abriga um dos maiores telhados verdes do mundo (mais de 40 mil m²).

Na Inglaterra no final da década de 90, o observador de aves Dusty Gedge popularizou os telhados verdes ao reproduzir nas coberturas londrinas o habitat natural da espécie Black Redstart (que ele queria preservar). Atualmente o interesse britânico em telhados verdes vem crescendo ainda mais rapidamente e as oportunidades de negócio resultantes são potencialmente ilimitadas. O site Green Roof presta assistência sobre o assunto – além de realizar concursos para eleger os melhores designers de telhados verdes.


FONTES:

Bibliografia (Revistas e Jornais)

CAPELLO, Giuliana Telhados Verdes. Revista Arquitetura e Construção. Outubro de 2007.

JUNIOR, João Batista Com vários aspectos positivos, telhado verde ganha força no país. Folha Online – Ambiente. 20 de Julho de 2007.

Sites

Empresa Ecotelhado. Disponível em www.ecotelhado.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Nesse país, onde a temperatura é muito alta, todo mundo devia usar os telhados verdes!!
Gostei muito da sua postagem!! Parabéns!!!

Anônimo disse...

Hi everybody! I don't know where to start but hope this site will be useful for me.
I will be glad to receive some help at the start.
Thanks in advance and good luck! :)

Anônimo disse...

I just found this forum and I must say that I'm glad I did. I hope to bring something to the community as I have already found some interesting topics.

Hailing from the Dirty South (United States for those that don' know).