Sejam Bem Vindos

Um blog sobre arquitetura, urbanismo, design, moda, fotografia, artes e comportamento.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

HDR

A editoração chamada HDR é uma forma mais artística de trabalhar a foto. Seu resultado é mais dramático e se aproxima de um desenho.

O HDR significa High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico). Os sensores das cameras digitais conseguem captar as cores dentro de uma faixa teoricamente limitada (LDR - Low Dynamic Range).Isto faz com que em zonas de muito contraste, algumas informações de cores sejam perdidas. Com o HDR,é possível equalizar estas exposições de forma que na imagem-resultado se possa ver tanto o que está dentro do quarto quanto o que está lá fora,através da janela! Apartir de uma mesma imagem com diferentes exposições,o software faz uma mesclagem e posteriormente permite um ajuste das tonalidades. É o chamado mapeamento de tons. Resumindo: A função do HDR é equalizar os os tons de uma imagem,apartir de outras com exposições diferentes,obtendo um resultado o mais parecido com a realidade da cena onde mesma foi capturada. Existem softwares que permitem essa edição, como é o caso do Photoshop CS2 e do Photomatix. Vale ressaltar que esse processo chama-se HDR pois o processo é gerado a partir de um arquivo .hdr, mas o HDR propriamente dito é aquele resultado que se assemelha mais a realidade da foto/cena,visando um aspecto real e não artístico (FONTE: Juliano Sacramento).

Foto: Stephen Keates

Na minha opinião, se é para trabalhar com o hdr, prefiro o que possui um resultado mais artístico, um pouco fora da realidade. Assim, demonstrarei aqui o HDR trabalhado pelo software Photomatix.

1ª ETAPA:
Primeiramente é preciso conseguir diferentes EV´s da mesma imagem, que pode ser uma normal (0 EV), uma subexposta (-1EV) e superexposta (+1 EV). Algumas formas de conseguir isso é uma foto com tripé e modo BKT (Tira 3 fotos,em sequência com exposiçãoes alteradas em -1,0,+1) ou alteração da foto no Photoshop.
No caso do Photoshop, para conseguir as 3 fotos é preciso seguir os seguintes passos:
1) Abrir a imagem;
2) Ir na janela Imagem > Ajustes > Exposição (Na 1ª foto continuar o processo sem mexer na exposição, na segunda foto colocar exposição -1 e continuar o processo e na última colocar +1).
3) Salvar cada imagem como "Salvar para Web"com extensão jpg.


Subexposição (-1), Exposição Normal (0) e Superexposta (+1)

Fonte: Wikipédia
2ª ETAPA:
De posse destas 3 fotos com exposições diferentes,vamos ao passo seguinte.
1º) Abra o Photomatix (www.hdrsoft.com)
2º) HDRI > Generate HDR
3º) Browse > Selecione as 3 imagens (pressione shift) > Ok
4º) Marque a caixa ''Use standard response curve (Recommended)'' > Ok
5º) Irá aparecer uma imagem com o contraste muito forte.Prossiga selecionando a aba HDRI > Tone mapping
6º) Abrirá uma nova janela com a imagem já com os tons equalizados,mas que voce pode alterar da forma que quiser,variando os cursores de cada efeito.
7º) Terminada a edição,de Ok
8º) File > Save As > Salve no local de sua escolha (FONTE: Juliano Sacramento).

Abaixo algumas fotos minhas do antes e do depois da aplicação de HDR no Photomatix:

Auditório do Ibirapuera (São Paulo) - obra do arquiteto Oscar Niemeyer.

Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro) - Museu Nacional.

Espero que vocês tenham gostado de mais uma dica de fotografia!!! Continuem comentando!

4 comentários:

Unknown disse...

Realmente esse efeito HDR é muito legal, principalmente em fotos com o céu nublado. Fotos com focos de luz esse recurso não dá muito certo porque estes focos ficam ofuscados estragando a foto.

Muito bom o post! Parabéns!

Geise disse...

Alexandre, vc tem razão em relação à luz. Para o HDR ficar bom é preciso escolher a foto certa, não são todas que vão ficar com um resultado legal!!!
Obrigada por visitar o blog!! Continue comentando!!! <:)>

Anônimo disse...

Geise

Gostei muito da foto do Auditório do Ibirapuera, eu já tinha visto no digiforum.
Sou Engenheiro e também tiro fotos de obras. Já tinha percebido este problemas de fotografar janelas, o execesso de contraste. Controlando a exposição EV já melhora muito.
Mas esta técnica do HDR é fantástica.
Parabéns pelas fotos.

Geise disse...

Obrigada pelos elogios...
Espero que o tutorial tenha te ajudado a trabalhar com o HDR. Abraços,