Sejam Bem Vindos

Um blog sobre arquitetura, urbanismo, design, moda, fotografia, artes e comportamento.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Excursão para o Rio de Janeiro

Ano passado fui em uma excursão para o Rio de Janeiro. Realmente dá para entender o porquê de chamarem "Cidade Maravilhosa". Não é difícil capturar boas fotos lá, pois em cada lugar existe um ângulo interessante para uma "clicada".

BAíA DA GUANABARA: Atualmente conta com um tráfego intenso de navios, sendo significativa também a circulação das balsas, catamarãs e aero-barcos que ligam o centro do Rio de Janeiro à Ilha de Paquetá, à Ilha do Governador, ao centro de Niterói e a Charitas (Niterói). Em uma das listas sobre as sete maravilhas naturais, divulgada pela CNN, a baia foi citada como uma das vencedoras:
  • Grand Canyon, nos EUA;
  • Grande Barreira de Coral, na Austrália;
  • Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, Brasil;
  • Monte Everest, na divisa entre Nepal e China;
  • Aurora boreal, na região polar do planeta;
  • Vulcão Paricutín, no México;
  • Cataratas Vitória (Victoria Falls), entre Zâmbia e Zimbábue.

Baía da Guanabara - Vista Diurna

Baía da Guanabara - Foto Noturna

ATERRO DO FLAMENGO - MARINA DA GLÓRIA: A Marina da Glória localiza-se ao lado do Aterro do Flamengo compondo um cenário incrível, com vista para o Pão-de-Açúcar. A Marina possui dois piers flutuantes (ocupados principalmente por veleiros), duas lanchonetes, um restaurante, várias lojas de equipamentos para barcos e um estacionamento para automóveis.
Marina da Glória

Marina da Glória

PÃO DE AÇÚCAR: O Pão de Açúcar é formado por duas montanhas ligadas pelo famoso bondinho. Nos seus dois níveis encontram-se áreas de lazer, restaurantes, lojas...E uma vista fantástica da cidade.
O Pão de Açúcar é considerado um marco da cidade por vários motivos, como relata a Cia Caminho Aéreo Pão de Açúcar:

Marco Natural - Porque o pico está na entrada da Baía de guanabara, sendo referência visual para os navegadores que, do mar ou do ar, o procuram por estar localizado na periferia da cidade.
Marco Histórico -porque aos seus pés, Estácio de Sá, em 1º de Março de 1565, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Marco Turístico- porque a inauguração do teleférico do Pão de Açúcar em 1912 projetou o nome do Brasil no exterior. O teleférico do Pão de Açúcar foi o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo, alavancando o desenvolvimento do turismo nacional. Não é atoa que é chamada de a Jóia Turística da Cidade Maravilhosa.

Vista Noturna da Cidade do Rio de Janeiro - Visão do Pão de Açúcar
              
Bondinho

QUINTA DA BOA VISTA: A Quinta da Boa Vista É um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Constitui-se atualmente em um parque público de grande valor histórico. No espaço da Quinta localizam-se ainda o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional do Brasil, instalado nas dependências do antigo Paço de São Cristóvão, um magnífico palácio em estilo neoclássico, que foi utilizado no século XIX como residência pela Família Imperial Brasileira.

Ilha dos Amores

Museu Nacional do Brasil

JARDIM BOTÂNICO: Aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais: foi com este objetivo que, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João, Príncipe Regente na época, e mais tarde d. João VI. Com a ameaça da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sede do governo no Rio de Janeiro. Entre outros benefícios, a cidade ganhou uma Fábrica de Pólvora, construída no antigo Engenho de Cana de Açúcar de Rodrigo de Freitas.Encantado com a exuberância da natureza do lugar, aí D. João instalou o Jardim, que em 11 de outubro do mesmo ano, passou a Real Horto. Por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém o Jardim Gabrielle era nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram aqui vieram, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João. Entre elas, estava a Palma Mater.Aberto à visitação pública após 1822, o Jardim teve muitos visitantes ilustres: Einstein, a Rainha Elisabeth II do Reino Unido e muitos outros (fonte: http://www.jbrj.gov.br/).

Aléias do Jardim Botânico

BIBLIOTECA NACIONAL: A Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal.A sede da Biblioteca Nacional situa-se no centro da cidade do Rio de Janeiro, em frente à Cinelândia, na Avenida Rio Branco (FONTE: Wikipédia) .

Biblioteca Nacional

Espero que vocês tenham gostado!!! A opinião de vocês é muito importante...Comentem!



4 comentários:

Vanderlea disse...

Adorei,achei muito lindo os lugares parece um sonho.Espero um dia poder conhecer.Parabéns

Geise disse...

Oi Vanderlea, que bom que vc gostou das fotos!! Obrigada por visitar meu blog!! Continue comentando, sua opinião é muito importante!!!
Abraços...

Anônimo disse...

Realmente as fotos ficaram muito boas! Parabéns!

Geise disse...

Obrigada [:)]