Texto Thais Pacci Barreto
Arte para usar ou Moda para colecionar?
Faça um tour por esse museu de novidades
e descubra a influência da arte na Moda contemporânea.
Se era verdade que a Arte sempre teve uma forte ligação com outras disciplinas, essa relação de simbiose agora com certeza é com a moda. É praticamente impossível abrir uma revista que não tenha algum artigo sobre novas colaborações de artistas plásticos com estilistas, como por exemplo a nova bolsa criada por Richard Phillips para a coleção de Jimmy Choo. Parece que a arte do século 21 é o novo "real state", e nessa mistura de celebridade e comércio todos saem ganhando. Os consumidores, que podem usufruir de acessórios extremamente criativos e bem elaborados, e os artistas plásticos e designers, que têm suas obras de arte circulando pelas mais populares galerias de arte: as ruas. Nesse movimento de vulgarização da arte, porém, a única preocupação seria a desvinculação da arte do seu papel de desafiar a mente. Mas se pensarmos bem, analisando o distanciamento da sociedade contemporânea da arte, nessa era em que o tempo vale dinheiro, digamos que esse casamento da arte com a moda vem a calhar, e vem para embelezar o nosso dia-a-dia e fisgar a nossa atenção para o belo, afinal, esse também é um dos objetivos da arte. E quem não gosta de um colírio?
1. As peças de Kathy Frey são feitas de arame de aço inoxidável em seu estúdio em Illinóis. Apesar da aparência frágil, a estrutura é bem firme.2. Feitos de vidro de qualidade de laboratório, esses anéis de aparência delicada são também muito resistentes. Cada peça é exclusiva, portanto, não existem dois anéis iguais. Feitos por Yoko Yano no Japão.
3. Juan, Jose e Vicente Lladro são os artistas por trás desta criação feita de porcelana e ouro.
4. Marzio Fiorini cria acessórios feitos de borracha que tem a plasticidade digna de um pintor, proporcionando uma imagem divertida pra quem quer que os use.
5. O colar vivo de Paula Heyes precisa ser embebido em água e secado ao ar livre 2 vezes por semana. (Quer algo mais incrível do que isto?) A obra de arte faz parte da exposição "The Crown Jewels" no "Salon 94 Freemans".
6. Já este colar é feito de seda usando uma técnica chamada "Bai"- ou concha - na qual a peça adquire uma qualidade tridimensional que faz alusão a um conjunto de conchas.
7 e 8. Com estes relógios, o tempo não vai ser mais só sinônimo de dinheiro, mas também de beleza. O primeiro, que parece apenas uma pulseira, é ergonômico e esconde as horas de um lado e as tem refletidas no lado oposto espelhado. Feita de borracha Elasten 3000, este design foi vencedor de uma competição de estudantes da Universidade Dusselderf na Suíça.
O relógio de Matthew Waldman sim desafia a mente. As horas são apresentadas de uma maneira gráfica na qual as horas são divididas em 12 pontos e os minutos em uma linha horizontal.
9. Esta é uma invenção pros esquecidinhos. A argola de pescoço pode ser usada para pendurar as chaves do carro, os óculos ou o iPod.
10. Para guardar todos esses acessórios, a escultura de Louise Christ é perfeita. Chique e funcional, esta obra de arte pode também servir apenas como objeto de decoração.
11. A blusa plissada de Miki Shoji foi inspirada pelo movimento das plantas do campo no vento. Suas formas são esculturais e suas pregas são melhor mantidas se guardadas numa bolsinha vendida junto com a blusa.
12. A camiseta com detalhe da coluna grega foi inspirada pelo Templo de Artemis em Sardis, um dos 7 maiores templos gregos.
13 e 14. De repente um design do tão renomado arquiteto Frank Lloyd Wright ficou acessível. Se a gente não podia ter uma casa projetada por ele, agora pelo menos podemos ter uma echarpe. A primeira é adaptada de um desenho feito pra uma janela de vidro nunca realizada, e a segunda é parte de uma série de desenhos do artista para capas da revista "Liberty" de 1927 a 1928.
15. Esta echarpe tem a gravura da Grande Onda de Katsushika Hokusai. A beleza da obra de arte pode ser atribuída à força da onda em contraste com a calmaria da montanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário