Sejam Bem Vindos

Um blog sobre arquitetura, urbanismo, design, moda, fotografia, artes e comportamento.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Uma nova lei para França?

Notícia fresquinha, mas não deixa de ser quente!! O prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, que tenta a reeleição ano que vem, pretende mudar a legislação da cidade para construir arranha-céus. A legislação vigente foi criada em 1975, chamada de Plano Local de Urbanismo, que impede a construção de prédios acima de 37 metros -aproximadamente 12 andares- na capital da França.

O prefeito pretende construir tais edifícios em três regiões periféricas (norte e sudeste) de Paris, argumentando que estas estão “abandonadas”, o que seria uma intervenção para requalificar os espaços dando “novo valor” aos bairros. Para tanto, já pediu para onze escritórios de arquitetura de diferentes países europeus elaborarem projetos com aproximadamente 100metros de altura. Segundo a Folha Online, ocorreram ligações políticas para que o empreendimento fosse possível e reações populares contra a idéia. Abaixo transcrevo alguns fragmentos:

LIGAÇÕES POLÍTICAS - O prefeito socialista ganhou o apoio do presidente Nicolas Sarkozy. Mas ao endossar a iniciativa, Sarkozy contrariou vereadores de seu partido, o UMP, que já se manifestaram contra a proposta. "É preciso ter ambição em termos arquitetônicos. É preciso sair desse debate absurdo sobre a altura dos prédios em Paris. Se as torres são feias, não são necessárias. Se elas são belas, são necessárias", afirmou Sarkozy.

REAÇÃO POPULAR - A iniciativa, no entanto, não conta com o apoio da população parisiense, que já se declarou contrária à construção de torres na cidade, em uma consulta popular realizada em 2003. Muitos parisienses não apreciam a Torre Montparnasse, o prédio mais alto da cidade, com 56 andares e 210 metros de altura, construída no início da década de 70.

OS PROJETOS - Os projetos prevêem que as instalações abriguem escritórios, lojas e apartamentos. Espaços verdes também estão previstos. "Esses projetos devem aliar estética a exigências ambientais. Os prédios com altura elevada permitem liberar a área do solo para a criação de outros espaços, como áreas de lazer, que vão animar a vida do bairro", argumenta o prefeito, que prefere evitar a palavra "torre". Entre os onze projetos arquitetônicos apresentados recentemente, os que mais atraíram a atenção de Delanoë foram os da área de Masséna, no 13° distrito de Paris. Para esse local, a arquiteta Anne Damiens apresentou a torre mais alta de todos os projetos: 210 metros, altura equivalente à da Torre Montparnasse. No caso dos prédios destinados à habitação, o projeto da prefeitura estabelece que a altura máxima não ultrapasse 50 metros.

FONTE BBC: Projeto da arquiteta Anne Demiens para o bairro de Masséna, no 13º distrito de Paris (sudeste da capital), que prevê a construção de uma torre com 210 metros de altura, a mais alta de todos os projetos. A proposta atraiu a atenção do prefeito parisiense, que quer revitalizar áreas do subúrbio.

FONTE BBC: Acima, o projeto dos arquitetos Oliver Brenac e Xavier-José Gonzalez para a área da Porte de la Chapelle (ponto de acesso à capital a partir do norte).

FONTE BBC: Projeto dos alemães Matthias Sauerbruch e Louisa Hutton para o bairro de Masséna. Eles propõem duas torrres gêmeas com 120 metros de altura. Um seria destinado à moradias e outro a escritórios comerciais. Outros prédios previstos para a área, de altura menor, também integram o projeto.


Nenhum comentário: