A minha amiga Thaís me avisou sobre a feira BATIMAT 2007. Então, lá vai...
A BATIMAT, que é a mais importante e mais internacional feira da construção no mundo, ocorreu nos dias 5 à 10 de Novembro em Paris na França. Com enfoque em novas tecnologias, equipamentos e materiais para construção, contou com 2.700 expositores, representando 49 países em uma área de 230.000m². O tema principal da feira este ano, segundo a câmera dos arquitetos e consultores, foi o Desenvolvimento Sustentável e pela primeira vez a BATIMAT acolheu uma Conferência Internacional, organizada pela a UIA – União Internacional dos Arquitetos, nas dependências da feira, que discutiu a construções no futuro, de acordo com as necessidades para um desenvolvimento sustentável, conservação de energia, preservação ambiental e segurança. Foi discutida a evolução dos métodos construtivos, e novas soluções técnicas para atender às novas demandas e reabilitação de antigos espaços.
No site casa.abril.uol.com.br a repórter Márcia Carini cobriu o evento. Abaixo selecionei os objetos que achei mais interessantes...Espero que vocês gostem!!
OUTROS USOS PARA OS MATERIAIS
Uma de suas novidades em relação a eventos anteriores foi o espaço Tendências com o tema La Matière Autrement, cuja tradução em português seria ´outros usos para os materiais´. Alinhado com a preocupação de descobrir novas formas de construir, a organização do Salão convidou 15 designers de ponta e deu-lhes uma tarefa: cada um trabalharia com um tipo especifico de material e deveria compor ambientes em que o uso original fosse transgredido. O resultado é cenografico, como você confere a seguir. Além dos 15 estandes, um balcão deixava expostas amostras de produtos inovadores no quesito tecnologia ou que traziam componentes reciclados.
O fabricante Metal Project faz questão de frisar: isso não é pintura metálica, mas impregnação de metal que pode ser feita sobre qualquer material – madeira, plastico, cerâmica… O efeito é puramente estético, como mostra a design Chantal Peyrat nas placas de várias tonalidades.
Gerflor faz placas de pisos que misturam vinil e outros agregados minerais, armadas por uma fibra de vidro. Aqui a designer Angie Anakis fez combinações que dão efeito triodimensional ao estande.
Outra variação da placa Varia, da 3 Form, que reúne uma resina com 40% de material ecológico, acrílico colorido e vidro encapsulando materiais como peças de metal, folhas ou finos galhos. Marine Royer e Julian Masson foram os designers que criaram o espaço.
O piso de cortiça em placas, da marca portuguesa Cork Design, foi usado pela designer Maxime Beucher na montagem de uma pista de boliche. Os pinos contam a que veio o material, que é resistente, quente e durável. Coladas no contrapiso, as placas podem ter de 3 a 8 mm de espessura. A preocupação ambiental se faz presente: além de participar do WWF, a empresa quer tornar a extração de cortiça economicamente viável na região do Mediterrâneo (com o advento da rolha plástica, pequenos fabricantes foram à falência).
PAREDES
HI-MACS
Mistura de minerais e pigmentos, o HI-Macs, acabamento coreano resistente a manchas fabricado pela LG, jà é conhecido no Brasil. Neste ano, a empresa organizou um concurso para jovens designers da Republica Tcheca e trouxe as peças vencedoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário