Sejam Bem Vindos

Um blog sobre arquitetura, urbanismo, design, moda, fotografia, artes e comportamento.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Estradas da Bolívia: entre a morte e a beleza.

Recebi um e-mail sobre as estradas da Bolívia. O país possui umas das mais irregulares topografias do mundo, onde localiza-se parte da Cordilheira dos Andes. Por isso, para chegar de uma cidade a outra é preciso ultrapassar as montanhas através de estradas...O problema é como são feitas!!

As estradas que ligam os cumes andinos ao trópico ao norte de La Paz são chamadas de "estradas da morte" pois são esculpidas na rocha, com diversas curvas à beira do precipício.

Segundo relatos a descida é de aproximadamente 4 km de desnível e possui duas mãos, o que faz com que caminhões com cargas pesadas possam se desequilibrar e cair. Outro problema é que nos locais altos a visibilidade é prejudicada pela densa neblina.

Essas estradas causam preocupação e irritação nos milhares habitantes das proximidades. As autoridades admitem que elas, especialmente as para Los Yungas, estão entre as mais perigosas das 20 vias principais da Bolívia. Esses resultados são provocados pelo misto de topografia, insegurança, deslizamentos e imprudência dos motoristas, o que resulta em uma média de 310 mortos por ano.

Para aliviar o tráfego da estrada acima, há dez anos estão construindo o trecho Cotapata-Santa Bárbara. Este trecho segundo um jornal Boliviano, tem sido aberto ao público provisoriamente.

Essa estrada, "costurada" na montanha, além de melhorar a segurança dos usuários é de incrível beleza.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caramba! Eu nunca ia passar por aí.
Tá loco!!!
Legal a postagem! Parabéns.

Unknown disse...

É.... Realmente de carro não dá para encarar não... Mas a pé, acho que até dá sim....

Legal as fotos!

Parabéns!

Geise disse...

Henrique e Alexandre, obrigada pelo comentário!!! Continuem visitando o blog...
Abraços!